Mitos e Verdades do Azeite
Selecionei os Top 7 !
MITO 01
Você não pode cozinhar com azeite extra virgem
Sim, você pode!
Azeite extra virgem e virgem são as melhores opções para cozinhar a maioria de todas receitas e técnicas.
MITO 02
Primeira Prensa a frio é melhor.
Primeira Prensa a frio não significa nada nos dias de hoje, no qual utilizamos maquinários para garantir todo o controle de temperatura da produção de azeite de ponta a ponta.
MITO 03
Azeite não estraga
Sim, estraga! Azeite extra virgem quanto mais fresco melhor e sua validade seguindo normas da Anvisa é de 03 anos, considerando que após o primeiro ano suas qualidades começam a diminuir de intensidade.
MITO 04
Se o azeite solidificar na geladeira é porque é extra virgem.
Não necessariamente, quando isso acontece, nada tem de relacionado com o fato dele ser ou não extra virgem ou com sua outra qualidade, é devido principalmente à composição de ácidos graxos do óleo, que difere pela variedade e maturação da azeitona e alguns residuos que ocorrem naturalmente.
MITO 05
Azeite brasileiro é falsificado.
Isso é uma grande mentira!
O azeite brasileiro é com certeza um dos melhores do Mundo.
MITO 06
Cor é um indicador de qualidade.
A cor não influencia em nada na avaliação!
É apenas o resultado da sua variedade e blends de azeitonas. Podemos encontrar cores fortes como verde folha passando pelo verde claro, amarelo e dourado intenso.
MITO 07
O azeite do mediterrâneo é melhor.
O mediterrâneo produz mais quantidade, com certeza, mas não sempre o melhor.
As condições climáticas e ambientais da Espanha, Italia, Grecia, Portugal são perfeitas para que a oliveira viva por muito tempo produzindo azeitonas saudáveis que rendem bons azeites extra virgem. Algumas vezes as azeitonas podem ser originárias de outros locais como Oriente Medio e extraídas na Italia, por isso sempre leia rótulos.