Colheita : importante etapa na produção de Azeite



O azeite tem que ser produzido no tempo mais proximo da colheita, ideal que na temperatura mais baixa do dia, para manter a característica importante de um extra virgem: frescor!


Em alguns casos, o transporte são feitos em couler refrigerados, caixas de madeira ou plastico.


O cuidado com a pele das azeitonas é essencial para nao afetar a qualidade do oleo.

A colheita tem que ser feita no momento certo, aqui no hemisfério sul de fevereiro a maio e no hemisfério norte setembro a novembro.

.

Conhecer as oliveiras e frutos é muito importante para esse momento afinal não pode ser muito cedo, pois assim nao terá camadas aromáticas interessantes suficiente e muito tarde não terá vida longa.


Acompanhar o processo de colheita significa estar lado a lado na plantação acompanhando o desenvolvimento das oliveiras.Se chover, tem que esperar ao menos dois dias, esse tempo é para a azeitona evaporar a agua absorvida na chuva.


Caso as azeitonas não forem espremidas no dia, elas devem ser armazenadas secas, pois úmidas podem causar fermentação e não resultar em Azeite Extra Virgem.


Alguns produtores utilizam o sistema de filtragem no qual o azeite passa por um filtro de papel ou peneiras que não deixam passar segmentos invisíveis aos olhos, e para manter ainda mais a pureza do azeite são filtrados duas vezes.


Após essa filtração, o azeite vai para a decantação, no qual ira ficar encorpado.Apos 20/30 dias o azeite e embalado e bom para consumo.


O momento da colheita e tão importante que essa data esta presente nos rotulos e alguns produtores fazem o Novello, que é a primeira leva do azeite e geralmente sem filtrar.


O Ideal é que tenha duas datas na garrafas ou latas, a primeira é do dia da colheita e a segunda e a validade. Essa informação comprova o frescor tão primordial no azeite, ou seja, quanto mais próxima a data da colheita com o momento da compra mais fresco estará.


Algumas crenças de azeite velho e mais saboroso não procede.


O tempo faz com que alguns aromas e sabores fiquem ausentes, podem até ficar rançoso.


Por isso, se tiver uma garrafa de azeite, use bastante, Aproveite!

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo