top of page

Aromas do Azeite

O azeite extravirgem possui diferentes aromas.


É interessante o processo de produção dos óleos da polpa do fruto da azeitona.

O azeite contém por assim dizer a digital da oliveira que fabrica o fruto.


Por isso mesmo, é único e não pode ser reproduzido por outro fruto.

Azeite é de azeitona!


Azeites são muito mais do que fontes de nutrientes, sabores e aromas; eles trazem matrizes energéticas únicas.


Mas voltemos ao assunto…


Como funciona a sensação de aroma ?


Quando o aroma do azeite é percebido, em segundos o sistema olfativo transforma os componentes químicos inalados em impulsos neurológicos.

Esses impulsos, que não passam de sinais elétricos com endereço certo, chegam às áreas de destino do cérebro, influenciando a região onde nascem as emoções e sensações e conseguimos reconhecer esses aromas.


O aroma é variável.


É importante salientar que essas propriedades aromáticas variam conforme a variedade, o método de colheita. extração e com certeza onde são cultivadas.


O que é Aroma Herbáceo?


Folhas, mato seco, feno, grama cortada, ervas frescas, chá, menta, verduras verdes e galhos de plantas.

Quais aromas sentir no azeite extra virgem?


Muitas pessoas que participam do Azeite Experience querem logo no primeiro passo da primeira experiencia com degustação de azeite já sentir aromas de alcachofra, amêndoas, kiwi, banana.. e eu sempre digo : CALMA, nenhum bebe nasce andando!


Eu demorei para sentir as camadas dos aromas de azeite porque eu nunca tinha prestado atenção em aromas de ingredientes crus como alcachofra ou nunca tinha cheirado com atenção folha de tomate e muito menos cheirado uma amêndoa verde.


A partir do momento que eu tive conhecimento que esses aromas existiam comecei a tentar criar registros e sentir aromas de tudo que fosse possível e assim entendi que nesse primeiro contato com cheiro de azeite o foco é folha ou grama.


Uma referencia para aroma de folha é aquela coisa que fazemos quando criança de rasgar uma folha e segurar ou esfregar na mão. Assim os oleos essenciais da folha com clorofila deixam o cheiro herbáceo intenso para sentirmos profundamente. Assim como também o cheiro da caminhada em floresta, com arvores e musgos pelo chão.


O cheiro de grama, costumo dizer que é o cheiro da liberdade, cheiro da emoção de chegar em um belo jardim com grama cortada! As vezes o aroma também nos lembra grama molhada.


Como treinar o olfato?


A principal dica é ir na feira e ter contato com esses ingredientes citados frescos como alface, rucula e agrião. Sentir aroma de alcachofra, aspargos, couve e ervas frescas. O contato direto com eles crus faz com que tenhamos contato com a clorofila que muitas vezes depois de levado ao calor sofre alteração de sabor e aroma.


Tenha contato direto com os ingredientes e sinta a diferença de cheiro do talo, das folhas, das flores, da parte que tem contato com a terra e da que tem contato com o sol. A planta desenvolve diferentes oleos essenciais conforme o seu contato com o sol.


Na próxima oportunidade que terá contato com a natureza aproveite para pegar na grama e nas folhas das plantas assim como também se puder visite uma hora e sinta os aromas da folha de tomate assim como as nuances de cheiros do tomate maduro ou verde.


São nos elementos naturais que estarão os cheiros herbáceos.


 


Faça você mesmo



Treinamento de Olfato


Sinta diariamente diferentes aromas de oleos essenciais naturais herbáceos como eucalipto, hortelã, alecrim, cedro atlas e cipreste.


Coloque gotinhas em um algodão e sinta separadamente cada um por 20 segundo. Faça um intervalo de 20 segundos e sinta outro oleo essencial. Se possível faça duas vezes por dia.


 

79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page